Artista! Atriz, cantora, dubladora, e até um pouco bailarina. ehehhehehe Enfim, só para dividir um pouquinho da minha vida...
RSS

Rio ele te ama

Entrevista cedida ao JB Online. Matéria referente a série "RIO".

E 2009 foi mesmo o ano do Rio. A Cidade Maravilhosa foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e vai virar cenário – e personagem – do filme Rio, eu te amo – parte da série que começou por Paris (Paris, Je t’aime) e depois foi para Nova York (New York, I love you).


Mas uma conquista da cidade no mesmo ano só pode ser conhecida agora. Foi durante o último verão no hemisfério norte (inverno aqui) que o diretor americano Scott Steindorff teve a ideia de produzir, escrever e dirigir uma série que se passasse aqui. Não, não se tratava de um episódio isolado. Era uma série inteira mesmo. Juntando seu projeto ao sucesso da última série que dirigiu (Las Vegas, exibida no Brasil pelo canal AXN), o americano não teve muito trabalho de convencer sua equipe e montar o elenco.A pré-produção de Rio foi muito rápida e, em dezembro, ele já estava filmando nas praias e montanhas cariocas.


Para Steindorff, a cidade é mais do que apenas cenário para a série: “O Rio para mim é um personagem, ao redor do qual a trama se desenrola”.A história começa depois que um detetive vem investigar um caso, se apaixona pelas pessoas, paisagens e musicalidade local e decide morar aqui. Deu para perceber que as belezas da cidade são mesmo o esqueleto da trama, não é?
DIRETOR NÃO GOSTOU DE ‘TURISTAS’, MAS SABIA QUE ERA SÓ UMA HISTÓRIA DE TERROR INVEROSSÍMEL. JÁ ’RIO’ VAI SER ALEGRE, POSITIVA


No último projeto que envolveu seu nome por aqui, entretanto, o mote não era exatamente esse. Steindorff produziu o polêmico filme Turistas (2006), que simplesmente esculachava a cidade e a pintava como um inferno na Terra, onde o ônibus só passa uma vez ao dia, todas as mulheres são prostitutas e há um grande risco de qualquer visitante acordar numa banheira de gelo sem um órgão. Coisa feia, não? Mas o diretor de Rio explicou a história: ele participou da pré-produção do filme, mas não chegou a acompanhar todas as etapas do projeto, cuja filmagem coincidiu com a de Amor nos tempos do cólera, durante a qual estava na Colômbia, como produtor. Para ele, o filme é horrível, sim, mas no final, era só uma história de terror. “Achei ruim também, mas filmes de terror são assim mesmo, com histórias macabras e inverossímeis.Em Rio, vai ser diferente, é uma história leve, positiva, com muito humor, beleza e música”.
Então, agora a história é outra e Steindorff quer mesmo é promover o Rio, mostrar o lado belo e receptivo da cidade? Ah, bem...Mistura Brasil-EUA A equipe por trás das câmeras é toda americana e em sua maioria trabalha com o diretor há cerca de 10 anos e, consequentemente, participou da produção de Las Vegas.


Já o elenco tem alguns brasileiros, como Rubria Negrão, Cinthia Moura, Kiara Sasso (leia mais no quadro abaixo) e Michele Birkheuer, contracenando com gringos como James Lesure (de Las Vegas) e Jason Lewis (sim, meninas, o namorado da Samantha de Sex and the city é o protagonista da história).


As filmagens foram externas em sua maioria, para aproveitar o cenário a céu aberto que a cidade é. Arpoador, Leme, Copacabana, Ipanema e o Dois Irmãos foram algumas das locações. Michele Birkheuer, que é dona de um quiosque bombado na série, adorou a experiência: “Na rua, você sente o ritmo da cidade e a paisagem compensa o trabalho que dá também”, diz a moça, que considera a série ótima para os atores brasileiros: “É muito bom para a classe, porque mostra que o mercado está se ampliando e há oportunidades legais, sem precisar sair do país”.


O Rio está com tudo e não tá prosa De fato, a cidade vem abrigando cada vez mais filmes e séries (além das tradicionais novelas, é claro) o que, para os produtores é consequência do bom momento econômico e social da cidade: “O Rio está por cima, em vários aspectos. Porém, assim como Las Vegas, a cidade é falada no mundo inteiro embora ninguém pareça conhecê-la de verdade. O que quero oferecer é uma viagem de uma hora ao Rio a cada episódio”, explica Steindorff. Para isso, ele não economizou. “Fiz um dos pilotos mais caros da história da TV. Tem muita ação e música. Vai ser muito ágil”.
Agora, só nos resta esperar a finalização do piloto, que deve ser vendido para um canal americano e, se aprovado, exibido a partir de setembro. Mas não precisa se preocupar, porque as chances de aprovação são grandes: “Todo mundo quer comprar o Rio”.

KIARA SASSO É FUNDAMENTAL . A atriz, que viveu a Maria Von Trapp na montagem do musical A noviça rebelde, está no elenco de Rio. Kiara vive Gloria, turista americana que vem ao Brasil de férias e acaba vitíma de um crime.




Como brasileira você considera a representação do Rio na série fiel?

- Muito. E positiva também. Para os outros países, só vão filmes como Cidade de Deus e Tropa de Elite. Já em Rio tem um pouco de tudo, coisas ruins sim, mas também gente e lugares bonitos.

Qual a diferença entre trabalhar com americanos e com brasileiros?

- Eles são muito mais organizados. Sempre filmávamos mais do que o planejado e o ritmo era muito ágil.

A sua personagem será fixa na série?
- Ela é fundamental, mas não posso falar para não comprometer a trama.

RIO DE JANEIRO TAMBÉM JÁ FOI CENÁRIO DE EPISÓDIO DE ‘CSIHORATIO, O PROTAGONISTA, VIAJA AO BRASIL PARA GARANTIR A PRISÃO DE CRIMINOSO A consagrada série americana CSI Miami teve episódio gravado aqui.

Rio foi a estreia da quinta temporada. A história inclui alguns clichês, como favelas, lindas paisagens e capoeira na Lapa. Há, entretanto, momentos de lucidez, como quando Horatio é advertido pela sua equipe que poderia estar seguindo uma pista falsa, já que ela apontava para uma floresta, quando o bandido deveria estar na cidade mesmo (nada a ver com a história de que gringo acha que no Rio há jacarés e macacos sassaricando pelas ruas). O esperto investigador responde então que já sabe onde o criminoso pode estar: na Floresta da Tijuca, única dentro da cidade.

Domingo, 10 de janeiro 2010

No comments: