Em cartaz com o espetáculo "Mamma Mia", a atriz está em quase todas!
A pessoa certa, o tipo certo, na hora certa. O principal produtor de musicais no Brasil, Claudio Botelho (da Botelho e Möeller), não polpa elogios para definir o trabalho de Kiara Sasso. A atriz embarcou na enorme onda de produções abrasileiradas de espetáculos da Broadway, protagonizando entre outros “A Bela e a Fera” e “O Fantasma da Ópera”.
Atualmente, a carioca criada nos Estados Unidos, interpreta Donna, a mãe-solteira de “Mamma Mia”. A paixão pelos musicais começou ainda pequena, quando em Los Angeles ela frequentava algumas peças com a família. “Tinha 11 anos quando vi ‘O Fantasma da Ópera’ lá e me apaixonei pelo gênero”, conta.
Antes disso, aos oito, Kiara já fazia aulas de teatro na escola e participava de seriados. Ainda não era certo, mas tudo apontava para o futuro nos palcos.
Com 14 ela voltou a morar no Brasil e na cidade natal fez seu primeiro espetáculo, “Banana Split”. Em seguida veio a primeira parceria com Claudio Botelho e Charles Möeller no espetáculo Off-Broadway, “Os Fantástikos”. “Aí não parei mais. Voltei para Los Angeles e fiz faculdade de teatro musical (na Faculdade Santa Mônica)”. No hemisfério norte aprendeu o rigor e técnica de como fazer um bom espetáculo.
Nesse processo de vai-e-vem entre Brasil e Estados Unidos, a filha de italiano trocou o Chiara pelo Kiara para melhorar pronuncia seja em inglês, português ou italiano. Para Claudio Botelho, o importante é que ela “nasceu pra fazer musicais. Tem a voz, o jeito, a embocadura, o físico e a disciplina que o musical exige. Há poucas atrizes e cantoras tão preparadas quanto a Kiara”. A voz doce rende também um trabalho como dubladora de desenhos da Disney, como Ariel de “A Pequena Sereia I e II”, “Cinderela I e II” e “O Natal Encantado”.
Antes disso, aos oito, Kiara já fazia aulas de teatro na escola e participava de seriados. Ainda não era certo, mas tudo apontava para o futuro nos palcos.
Com 14 ela voltou a morar no Brasil e na cidade natal fez seu primeiro espetáculo, “Banana Split”. Em seguida veio a primeira parceria com Claudio Botelho e Charles Möeller no espetáculo Off-Broadway, “Os Fantástikos”. “Aí não parei mais. Voltei para Los Angeles e fiz faculdade de teatro musical (na Faculdade Santa Mônica)”. No hemisfério norte aprendeu o rigor e técnica de como fazer um bom espetáculo.
Nesse processo de vai-e-vem entre Brasil e Estados Unidos, a filha de italiano trocou o Chiara pelo Kiara para melhorar pronuncia seja em inglês, português ou italiano. Para Claudio Botelho, o importante é que ela “nasceu pra fazer musicais. Tem a voz, o jeito, a embocadura, o físico e a disciplina que o musical exige. Há poucas atrizes e cantoras tão preparadas quanto a Kiara”. A voz doce rende também um trabalho como dubladora de desenhos da Disney, como Ariel de “A Pequena Sereia I e II”, “Cinderela I e II” e “O Natal Encantado”.
Precisão é o seu forte. Quem já assistiu há alguns espetáculos nos quais protagonizou, como os mais recentes “Miss Saigon” e “Jekyll & Hyde – O Médico e o monstro”, nota o rigor em suas personagens. Em “Mamma Mia”, Kiara tem o desafio maior em interpretação e para não quebrar a magia da personagem, a atriz não revela a idade -- o camarim, contudo, é recheado de objetos cor-de-rosa, sua cor predileta. “Não conto, porque já sou nova para este papel (Donna) e o pessoal me enche o saco com isso! Nos Estados Unidos nunca se pergunta a idade ao ator e o ator nunca conta, exatamente para não interferir no papel”.
É justamente esse desafio de unir canto, interpretação e dança que a encanta no gênero. “As pessoas ouvem o CD de um grande cantor e se tocam. Assistem a um grande espetáculo de ballet e se tocam. Veem uma linda interpretação e se emocionam. Agora imagina colocar essas três coisas juntas? Por isso o musical é uma forma tão específica de arte e chega tanto à plateia. Tem tudo”.
Para conseguir completar a maratona semanal de sete espetáculos, sendo duas sessões no sábado e duas no domingo, Kiara segue a rotina de academia, fisioterapia, aulas de canto e dança. Em “Mamma Mia” a performance final exige ainda um outro tipo de presença de palco, já que a peça vira um show com as músicas de ABBA. Um deleite para a geração 70/80. Botelho dá a dica: “A interpretação dela de ‘The Winner Takes It All’ por si só já vale o ingresso”.
Como este musical ficará em cartaz por tempo indeterminado, Kiara não sabe o que virá ainda este ano. Apesar de já ter feito cinema (“Dores e Amores”, de Ricardo Pinto e Silva), a atriz não pretende abandonar “a magia dos musicais” tão cedo.
É justamente esse desafio de unir canto, interpretação e dança que a encanta no gênero. “As pessoas ouvem o CD de um grande cantor e se tocam. Assistem a um grande espetáculo de ballet e se tocam. Veem uma linda interpretação e se emocionam. Agora imagina colocar essas três coisas juntas? Por isso o musical é uma forma tão específica de arte e chega tanto à plateia. Tem tudo”.
Para conseguir completar a maratona semanal de sete espetáculos, sendo duas sessões no sábado e duas no domingo, Kiara segue a rotina de academia, fisioterapia, aulas de canto e dança. Em “Mamma Mia” a performance final exige ainda um outro tipo de presença de palco, já que a peça vira um show com as músicas de ABBA. Um deleite para a geração 70/80. Botelho dá a dica: “A interpretação dela de ‘The Winner Takes It All’ por si só já vale o ingresso”.
Como este musical ficará em cartaz por tempo indeterminado, Kiara não sabe o que virá ainda este ano. Apesar de já ter feito cinema (“Dores e Amores”, de Ricardo Pinto e Silva), a atriz não pretende abandonar “a magia dos musicais” tão cedo.
2 comments:
Em breve vamos querer Kiara Sasso em novos filmes brasileiros.
A Kiara além de TUDO de bom que ela é e faz, ela é linda. Sou fã mesmo três vezes :p
bjoo e sucesso sempre.
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